PRAIA DA PIPA, TIBAU DO SUL / RN



OLÁ OLÁ OLÁ
Hoje eu tô aqui pra contar a minha 1ª experiência num bate e volta sozinha (êêêê) e já posso adiantar a vocês que foi tudo de bom e me deixou com gosto de quero mais. Esse foi um bate e volta que fiz com agência de turismo para a Praia da Pipa, distrito de Tibau do Sul no Rio Grande do Norte. Vou tentar resumir ao máximo, juro rsrs mas chega e prepara!



1- A ESTRADA


Independente do caminho que cê pegue inevitavelmente vai passar pela BR 101 - vindo de Natal - RN ou indo para lá - pela cidade de Goianinha e é nela o principal ponto de referência / apoio para a praia. Foi nela que chegamos e a van parou num restaurante para o pessoal tomar o café da manhã. Segundo relatos do pessoal da van, embora bonito o restaurante é meio salgado.


Restaurante que a van parou:




Eu não comi lá por motivos de orçamentos, hehe, o que me fez atentar para um posto de gasolina muito simpático que ficava a menos de 100m de onde a van parou, fui pra lá e vi que tinha conveniência e já fui entrando e perguntando se tinha salgado, tinha e devo dizer que tava uma delícia e quentinho. No final deixo os gastos detalhados, ok? Lê tudo, cê não vai se arrepender.




Depois de satisfeita e do pessoal voltar pra van seguimos – finalmente – para a praia de Pipa, indo por dentro da cidade de Goianinha e pegando uma estrada de mão dupla em condições não tão boas – bora melhorar isso aí né Governo do RN – porém trafegável.




Antes de chegar em Pipa o nosso motorista, muito solícito, nos levou em dois pontos turísticos muito bacanas. O primeiro foi o mirante da Praia do Madeiro, um estande de observação feito em madeira num tamanho bem razoável e que dá uma bela vista da praia. Bem do lado direito tem uma escadaria bem extensa que leva até a praia, um pouco insegura mas nada de alarmante porém tão bela quanto.




Depois do mirante fomos em direção ao Chapadão da Praia de Cacimbinha. Chegando lá eu achei que tava meio perdida na direção por que, antes de ir, pesquisei onde ficava o famoso chapadão e etc e lá, o motorista, me informou que existia outro sim na direção oposta, que dava para a Praia do Amor.
Um local muito bonito também, bem quente (aliás Pipa É QUENTE, se prepare de todo jeito por que é MUITO QUENTE) creio que por conta da cor do chapadão também (cor de barro vermelho) dá essa impressão.





2- A CIDADE DE PIPA


Após o chapadão foi hora de chegar na tão famosa. Na entrada há um estacionamento bem grande que foi onde nosso motorista combinou o ponto de encontro às 15:30h e mostrou onde tinha um banheiro. Lá não há chuveiro de água doce apenas o banheiro.


Estacionamento ponto de chegada e de partida:



A princípio fui andando com o grupo, mas como já havia mapeado toda a região e tudo o que eu queria fazer e onde ir eu meio que me afastei e comecei a parte real solo.
Já tinha toda uma agenda programada do que e que horas ia fazer o que, acreditem, me ajudou IMENSO! E me permitiu fazer tudo o que eu quis e conhecer as áreas principais (no final do post deixo link dos mapas que eu fiz e da minha programação).


Fui andando e já dando uma olhada nos restaurantes vendo os preços e os locais que, na hora prevista, eu poderia voltar para tirar fotos e turistar por que, nesse momento, a prioridade era achar restaurante, água, chuveiro e comprar o passeio de barco.
Seguindo no sentido da Praia do Centro já desci pelo caminho por debaixo do viaduto e fui direto para a empresa de passeio. Eu ia fazer o passeio com a Aventureiro Pipa (podem ir procurar direto pelo Restaurante Aventureiro, o pessoal de lá é muito bacana e os preços são atrativos também) porém, na hora que eu queria (12:20h) não tinha daí o rapaz me encaminhou para a Mar Azul onde depois de preencher um cadastro bem simples e me darem a pulseira do passeio fiz a compra. P.s: a pulseira volta para o pessoal da empresa tá? Achei meio antigênico, mas segue o bonde.


Restaurante Caxangá, onde fica o stand da Mar Azul



Vi que no Restaurante Aventureiro eles ofereciam banho de chuveiro doce pagando uma quantia simbólica de R$2,00. Saindo de lá e subindo o viaduto novamente segui para o sentido oposto de onde cheguei e achei o mercado que tinha mapeado onde comprei 1,5L de água.


Restaurante Aventureiro:



3- A PRAIA DE PIPA


Saindo do mercado, mais calma, segui para a Praia do Centro que é impossível não achar, achei uma praia mega interessante pois com a maré baixa (uma das máximas deste blog, olhem a TÁBUA DE MARÉS!, nos links do final do post deixo tudo certo para vocês conferirem) tem umas pedras que ficam espalhadas pela areia e, para frente, tem um banco gigante de areia bem branca e, ainda mais pra frente mais pedras e logo depois o mar, ou seja, é uma área de areia bem extensa.




Praia do Centro

O calçadão que eu havia mapeado foi bem fácil de achar, só fui seguindo pela praia no sentido Praia do Amor que lá estava ele. Um pouco detonado, creio eu que pela força da maré quando ela sobe mas não deixa de ser um ponto para se observar. Voltando por dentro do calçadão dá para voltar à igreja que fica no centro e, de lá, voltar a subir pela ladeira do viaduto.




Mercado que comprei a água



Para minha felicidade também achei o restaurante que eu tinha mapeado, o Altas Horas, um self service sem balança que as donas são um pouco ocupadas mas atendem bem. Lá aceita cartão mas não tinham certeza se estava funcionando então, antes, pedi para passarem logo o valor por que, se não passasse, já iria para outro lugar. Passou e lá mesmo almocei e não me arrependo. Uma boa variedade de saladas, carnes e complementos no geral, uma comida gostosa e bem honesta também. Dentro do planejado, terminado o almoço já podia me encaminhar para a parte mais esperada do dia.


Restaurante Altas Horas



4- O PASSEIO DE BARCO


Segui para a área de espera da empresa e lá foi um certo perrengue pois, demorou para terminar o passeio anterior e, consequentemente, demorou para o pessoal desembarcar, o que resultou num chá de espera de quase 40 minutos.
Mas até que foi bom pois, se tivéssemos saído na hora teríamos pego uma chuva absurda em pleno mar.


o embarque
nos entregaram os coletes salva vidas e eu entendi o porquê, já que essa parte foi uma aventura em si pois, para chegar na Escuna, era preciso subir numa jangadinha e ela que levaria à bordo. Eles tem um saco estanque gigante onde colocaram as bolsas dos “marujos” para que não molhem na travessia.



(imagem meramente ilustrativa; fonte: google imagens)


Chegando no barco peguei minha mochila e, depois que todos estavam acomodados, o integrante da equipe Mar Azul começou a dar as informações do passeio:


1- havia drinks a bordo para quem quisesse;
2- o mar fica bem agitado no sentido praia do amor e mais tranquilo nos outros dois pontos;
3- o desembarque é prioritário para quem estiver mais enjoado;
4- havia fotógrafo a bordo para quem quisesse registrar o momento.


a primeira parada: Praia do Amor
Para chegar à Praia do Amor o barco tem de ir no sentido contrário ao vento o que resulta numa excursão “com emoção” pois, cada vez que a escuna se aproximava da área da praia maior as ondas ficavam e mais parecia que estávamos a bordo de uma montanha russa no mar! Muito massa!


Passeio de Barco



a segunda parada: Baía dos Golfinhos
A volta da praia do amor foi mais tranquila pois, segundo o capitão, estávamos a favor da corrente, e seguimos para a área de maior propensão a observação de golfinhos. E só pra resumir, sim, vimos golfinhos! 3 filhotes muito espertos e gostavam de brincar. Uma experiência pra nunca esquecer.


Golfinhos

a terceira parada: Praia do Madeiro e banho
Para mim, a parte mais esperada, poder tomar banho de mar! No barco o instrutor explicou que haviam aquelas bóias macarrão para quem não soubesse ou não quisesse nadar e também deixou livre para quem quisesse se aventurar sem bóia.
Peguei a bóia e levei a Xtrax Evo para fazer umas filmagens; o tempo do banho varia das condições do mar mas, no meu caso, durou 20 minutos.



Melhor parte do passeio



Depois da última parada ficamos todos dentro do barco relaxando e aproveitando o sol até que nós começaram a entregar os coletes salva vidas. A preferência de desembarque é para as pessoas que estiverem mais enjoadas, coisa que havia em quantidade considerável. Desembarquei e fui seguir o próximo itinerário.


5- O CENTRO DE PIPA


A primeira providência que tomei foi voltar no restaurante para tomar um banho de chuveiro doce porque como a volta demoraria eu não queria ficar cheia de sal. Depois do banho fui molhada mesmo andando para o centro, lá é muito quente então esse “molhada” nem demorou tanto assim.
Andando pelo centro segui tirando umas fotos e observando aquela ruazinha de paralelepípedo cheia de carro - é, tinha carro andando por ali então, cuidado - que cada ponto dá pra tirar uma foto.




Na ida eu tinha visto uma rua toda colorida e meio que marquei o lugar pra poder na volta ver com mais calma. Cheguei então na Rua do Céu, onde os paralelepípedos são todos coloridos e ela dá para algumas pousadas que também são puro charme.




Já quase no final do dia, seguindo para o ponto de encontro de volta me debati com uma galeria muito bacana a Villa da Pipa que conta com uma praça de alimentação e, no seu primeiro andar, fica uma pousada. Mas o que me chamou atenção foi a parte de trás dela que tem uma área gramada cheia de mesas para comer com uma bela vista do mar.






Mais um pouco pra frente também tem uma galeria, do lado esquerdo, que é onde você encontra o caixa eletrônico de banco 24 horas. Ela parece ser pequena mas à medida que se vai entrando nela ela é enorme e muito bonita também.


Galeria de Pipa



Já no final fui para o banheiro onde troquei de roupa e voltei para a van onde segui confortavelmente - e sem sal - para voltar pra casa.


5- TOTAL DE GASTOS


Pra galera que veio até aqui sabendo quanto esse projeto de mochileira gastou vamos aos fatos. (Fora o valor do passeio pois esse DEPENDE da empresa, de onde você sair, etc).


Café da manhã posto Dislub: R$5,00
3,50(coxinha) +
1,30(salgadinho) +
0,20(confeitos pra completar msm)
-----------------------------------------------------
Passeio Mar Azul de Escuna: R$45,00
-----------------------------------------------------
Água 1,5L: R$2,50
-----------------------------------------------------
Almoço no Altas Horas: R$17,00
no dinheiro fica por R$16,00
------------------------------------------------------------
Chuveiro de água doce: R$2,00
----------------------------------------------------
Chaveiro: R$6,00


MAPAS, ROTEIROS E PROGRAMAÇÕES


Esta é Pipa, Tibau do Sul - RN



Este foi meu roteiro; para usá-lo sugiro fazer o download do app “My Maps”:


Esta foi a programação, hora por hora, que eu segui para que conseguisse fazer tudo que queria:




Então galera, termino aqui o relato do Bate e Volta para a Praia da Pipa - RN espero que vocês tenham gostado e que tenha ajudado (e dado mais vontade de conhecer\voltar lá) tanto o quanto me ajudou e eu gostei de fazer esse post.


Obrigada pela leitura e, até a próxima!
___________________________________________________________________


Links úteis


Site de Pipa - RN


Tábua de Marés


Passeios da Aventureiro


Passeio da Mar Azul


Restaurante Altas Horas




Aplicativo My Maps para IOS:



POSTAGENS SUGERIDAS